O maior lago do mundo pode vir a encolher até ao fim do século, revela novo estudo



As alterações climáticas não estão apenas a potenciar o aumento do nível do mar. O aquecimento global está a levar à evaporação em várias regiões e a prejudicar as massas de água.

Um novo estudo publicado na Nature prevê que o Mar Cáspio, também conhecido como o maior lago do mundo, possa perder entre 9 e 18 metros até ao final do século XXI. Este acontecimento deve-se ao facto de não haver um equilíbrio entre a precipitação e o aumento da evaporação.

A previsão baseia-se na continuidade de médias e altas emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Ainda que estas venham a reduzir, o lago já está a perder cerca de 6–7 centímetros anualmente, explicam os cientistas.

O ‘encolher’ do Mar Cáspio vai trazer repercussões para as regiões, tanto a nível económico como social. “Como a subsistência e a segurança alimentar de milhões de pessoas dependem do Mar Cáspio, a perda destes serviços do ecossistema terá consequências socioeconómicas drásticas e pode desencadear conflitos locais e regionais – numa região etnicamente diversa que já está repleta de tensões.”

As espécies endémicas, os habitats e os ecossistemas serão igualmente afetados. Uma das indicadas no estudo é a Foca do Cáspio (Pusa caspica), que já se encontra ameaçada de extinção.

“A falta de consciência pública e política do declínio iminente do nível do mar Cáspio aplica-se igualmente às mudanças no nível dos lagos em todo o mundo, impulsionadas ou amplificadas pelo aquecimento global. Um número crescente de estudos científicos preveem uma seca causada pelo clima em muitas regiões do mundo, o que inevitavelmente acarretará quedas substanciais do nível dos lagos nas bacias asiáticas, africanas e americanas”, afirmam no artigo.

A equipa realça que é importante alertar para este fenómeno, através de investigações como o relatório IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), e que se devem adaptar medidas e estratégias para o combater.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...