O mistério da casa subterrânea nos subúrbios de Nova Iorque (com FOTOS)



Esta casa é espaçosa, segura e pode valer milhões no mercado imobiliário – o único problema é que ninguém sabe se o imóvel ainda existe. O mistério reside na Underground World Home, uma habitação subterrânea com 1.115 metros quadrados, que foi construída para a Feira Mundial de 1964 na zona de Flushing Meadows – Corona Park, em Queens, um dos subúrbios de Nova Iorque.

Depois da feira, quase todas as estruturas que albergaram as exposições foram demolidas, mas há quem pense que o criador da casa subterrânea, Jay Swayze, a possa ter deixado intacta. Na verdade, porquê pagar taxas exorbitantes de demolição para remover a casa quando era possível derrubar apenas o pavilhão à superfície e cobrir a entrada? Cinquenta anos depois da feira, historiadores, arquitectos e estudantes ainda se questionam se a habitação ainda lá está, refere o Inhabitat.

Os visitantes da feira podiam visitar a casa com dez divisões por cerca de um dólar para adultos e 50 cêntimos para crianças. A casa estava luxuosamente decorada e as vistas podiam ser escolhidas segundo o gosto dos visitantes. O sofisticado sistema de iluminação permitia controlar a intensidade da luz e criar efeitos luminosos semelhantes ao nascer e pôr-do-sol.

Um sistema de ventilação permitia a captação do ar do exterior que era trazido para o interior da habitação através de condutas e permitia a regulação da temperatura, humidade e pressão.

Na altura, a casa estava avaliada em cerca de um milhão de dólares (€725 mil) e a grande questão é se foi realmente demolida ou ainda lá está depois de todos estes anos. Se ainda lá estiver, estará debaixo do que é hoje um estádio de futebol.

[nggallery id=392 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...