O que acontece às garrafas de plástico recicladas? (com VÍDEOS)



Enquanto consumidor, o seu trabalho passa por colocar a sua garrafa de água no ecoponto correcto. Mas depois desta acção simples, começa toda uma nova vida para a garrafa de plástico PET. Muitas delas entram na fábrica da Ecoibéria, em Vila Nova de Famalicão, são trituradas e transformadas em “flakes” – é este o nome técnico – para exportação.

Estes flakes – pequenas escamas – servirão de matéria-prima secundária para produzir novos materiais: matrículas, embalagens ou camisolas de poliéster, por exemplo.

“As garrafas são separadas, uma vez que temos de tirar todos os plásticos que não são PET. Depois, são trituradas e lavadas”, explica ao Economia Verde Milena Parnigoni, gerente da Ecoibéria.

Este processo demora 20 minutos, pelo que, por hora, a Ecoibéria consegue transformar até 2.500 kg de resíduos. Cerca de 40% destes materiais vêm de Portugal, onde os resíduos são geridos pela Sociedade Ponto Verde. O resto é comprado no estrangeiro, sobretudo Espanha.

Para que esta fábrica seja realmente verde, é preciso que os portugueses reciclem mais. “Os portugueses reciclam pouco, têm de reciclar mais”, avança Milena.

Por cada 10 mil toneladas que são recicladas, 40 mil vão para aterro. São números realmente aterradores, e que têm de mudar para uma verdadeira Economia Verde, que implica preservação do ambiente e criação de novos empregos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...