O que é uma cegonha-bico-de-sapato?



Segundo a “Science Focus”, sim, é uma espécie solitária que apanha a apenas uma presa de cada vez. Sim, tem um bico enorme, em forma de sapato, que pode matar um crocodilo bebé ou lutar com um peixe-pulmão. E sim, o seu olhar é algo intenso.

Também não ajuda o facto de o pássaro ser fisicamente intimidante. Este especialista em pântanos de água doce da África Oriental tem mais de um metro de altura, uma envergadura de asas de cerca de 75 cm e a ponta do seu bico bem afiada e aguçada cresce até 24 cm.

É também lento, propositado e totalmente implacável. As cegonhas-bico-de-sapato são predadores furtivos, diz a revista. Podem ficar imóveis durante horas, antes de atacarem, abanarem, esmagarem e depois engolirem as suas presas, e ainda assim, este familiar do pelicano “é muito mais do que alguma caricatura vil”.

Para começar, acrescenta a “Science Focus”, defeca para as próprias pernas. Conhecida como urohidrose, é um hábito confuso, mas deliberado que ajuda a ave a manter-se fresca, explica.

A cegonha tem também uma das mais lentas taxas de voo de qualquer ave. Bastam 150 batidas por minuto para manter este impressionante animal no alto, conclui a mesma fonte.

A Wikipédia explica que cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex) é uma ave de grande porte, endémica às florestas tropicais da África Oriental, habitando os grandes pântanos de água doce desde o Sudão à Zâmbia. Ganhou este nome devido ao enorme bico característico que tem a forma de um bico de um sapato e pertence à Ordem dos Pelecaniformes.

Segundo a mesma fonte, o seu bico apresenta marcas cinzentas que variam de indivíduo para indivíduo. Possui umas pernas compridas e uns pés bem grandes que lhe oferecem suporte e permitem que possa estar sobre vegetação aquática, sem perder o equilíbrio, durante a caça.

Apresentam algum dimorfismo sexual, sendo os machos um bocado maiores e mais pesados que as fêmeas, acrescenta.

Alimentam-se preferencialmente de peixes, mas também se alimentam de répteis, como lagartos, cobras-de-água, crocodilos bebe e lagartos-monitores), de sapos, roedores e pequenas aves aquáticas, como por exemplo patos. Utilizam as bordas afiadas das suas mandíbulas para ajudar a decapitar as suas presas. O bico também é usado para vasculhar as lamas dos pântanos e apanhar peixes que estejam a estivar no fundo das águas.

É uma espécie de ave que se encontra ameaçada (estado de conservação -> Vulnerável), devido à caça e à perturbação e destruição do seu habitat, conclui.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...