A rinoceronte que sobreviveu à mutilação do seu corno (com FOTOS)
No início de 2012, Thandi foi um de três rinocerontes encontrados sem o seu corno característico na reserva de Kariega, África do Sul, tendo sido o único – a única, uma vez que se trata de “uma” rinoceronte – que sobreviveu.
Assim que encontraram Thandi, uma equipa da reserva realizou nove operações cirúrgicas para tentar fechar a cavidade com enxertos de pele – três veterinários e um cirurgião plástico estiveram envolvidos na operação.
Em Dezembro de 2013, durante uma das operações, o médico William Fowlds acrescentou testes sanguíneos para medir as flutuações hormonais e, pouco depois, a equipa percebeu que Thandi estava grávida.
Hoje, explica o The Dodo, Thandi está perto do tempo final de gestação – que nos rinocerontes é de entre 485 a 540 dias – e o milagre da sua sobrevivência dará lugar a outros: a maternidade.
“A recuperação de Thandi foi longa e dolorosa. A sua resiliência e determinação acabaram por incutir uma nova determinação na equipa que a salvou e protegeu do ataque brutal”, explica o The Dodo.