O sistema português que constrói casas em três dias (com FOTOS)



Depois de se decidirem pela construção de uma casa nova, os futuros proprietários têm de esperar meses e anos até poderem lá entrar e começar a gozar o espaço. No entanto, há cada vez mais empresas a construir estruturas modulares que demoram semanas e até dias a montar – e ainda hoje lhe trouxemos uma casa que se monta em nove dias e é totalmente reciclada e reutilizada.

Em Portugal, a arquitectura modular tem no Sistema Gomos um dos seus representantes – trata-se de um projecto de Investigação & Desenvolvimento empresarial que consiste num sistema único de construção modular e que cada módulo sai de fábrica completamente pronto, incluindo os acabamentos interiores e exteriores, caixilharias, instalações de água e electricidade e peças de mobiliário fixas.

Assim, e de acordo com o Inhabitat, o Sistema Gomos garante a construção de uma casa, num determinado local, em apenas três dias. O processo de construção tem quatro fases: produção dos módulos estruturais, revestimento e hardware, transporte e montangem – uma espécie de versão Ikea para as nossas casas.

Liderado pelo arquitecto Samuel Gonçalves, o projecto juntou 20 empresas na construção desta casa em Arouca – a primeira a utilizar o Sistema Gomos – e que pode ver na nossa galeria.

Fotos: Building Pictures

Nota: por lapso, as primeiras fotos apresentadas na galeria correspondiam a este artigo e não ao Sistema Gomos. Aos leitores, as nossas desculpas. 

[nggallery id=2706 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...