Obama finta Congresso e cria 5 novos monumentos ambientais, protegendo milhares de hectares
Em 2013, e pela primeira vez em seis décadas, o Congresso norte-americano não irá destinar nenhuma área territorial para Parques Nacionais, uma medida que está a ser combatida pelo próprio presidente dos Estados Unidos. É que Barack Obama irá criar cinco novos monumentos nacionais hoje mesmo, utilizando o seu poder executivo para proteger milhões de hectares.
Segundo a imprensa norte-americana, as áreas incluem o Rio Grande del Norte, no Novo México [na foto], o First State National Monument, Delaware, Harriet Tubman Underground Railroad, Maryland, Charles Young Buffalo Soldiers, Ohio e o San Juan Islands, em Washington.
Todas estas áreas irão acrescentar vários milhares de hectares aos territórios protegidos dos Estados Unidos.
“O Sierra Clube e os nossos 2,1 milhões de membros aplaudem o presidente Obama e as cinco novas designações de monumentos nacionais. Estes novos monumentos irão proteger um rico e diverso número de locais para todos os americanos explorarem e gozarem. Irão também gerar uma significativa oportunidade económica para as comunidades locais”, explicou o director-executivo do Sierra Club, Michael Brune.
Para além de Obama, também o secretário de Estado do Interior, Ken Salazar, foi elogiado pela medida. “A protecção destes locais estabelece um novo tesouro para as novas gerações de americanos explorarem a apreciarem”, continuou Brune.