Obras de 7,5 ME melhoram abastecimento de água e saneamento em Portel



Várias empreitadas para melhorar o abastecimento de água e saneamento estão em curso ou arrancam este ano em Portel (Évora), num investimento global de 7,5 milhões de euros, revelou o presidente da câmara.

Estas obras, realçou à agência Lusa o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, foram adjudicadas pela empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT), do Grupo Águas de Portugal (AdP), no âmbito do contrato de concessão com o município.

“Uma das empreitadas tem a ver com a construção de novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas localidades de São Bartolomeu do Outeiro, Monte do Trigo, Santana e Vera Cruz”, precisou.

Segundo o autarca, o valor base da construção das quatro ETAR ascende a 2,4 milhões de euros.

“As de Monte do Trigo e Santana foram as primeiras a avançar”, disse, acrescentando que, agora, já estão em obra e em “franco desenvolvimento” as quatro ETAR.

O autarca previu que, “durante o segundo semestre deste ano, [os equipamentos] entrem em funcionamento”.

Salientando estas quatro ETAR vão juntar-se às já existentes em Portel, Oriola, Alqueva e Amieira, José Manuel Grilo frisou que, quando as novas começarem a funcionar, o concelho fica com “as águas residuais 100% tratadas”.

Outra das empreitadas em curso diz respeito à ampliação e reabilitação do sistema de abastecimento de água do concelho, cujos trabalhos foram adjudicados pelo valor de 3,2 milhões de euros, indicou.

“Já estava programada a reabilitação de todo o sistema de abastecimento de água para evitar as perdas e garantir o abastecimento às populações com mais qualidade e com a garantia de que não falta água”, sublinhou.

Neste caso, referiu o autarca, está igualmente prevista “a construção de novos reservatórios em Monte do Trigo, Portel e São Bartolomeu do Outeiro para aumentar a capacidade de armazenamento que existe em termos de abastecimento de água”.

Na área do abastecimento de água, além dos novos reservatórios, estão também em construção cerca de cinco quilómetros de condutas adutoras em todo o concelho.

Já em fase de lançamento de concurso público encontra-se a empreitada para a construção dos emissários dos subsistemas de Monte do Trigo e Santana, no valor de 350 mil euros, assinalou a autarquia.

Por sua vez, as empreitadas das novas estações elevatórias e sistemas de drenagem nos subsistemas de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro, com um investimento de 1,5 milhões de euros, está em fase de cabimentação orçamental.

A AdVT tem a concessão da gestão e exploração das redes de abastecimento de água e de saneamento do concelho de Portel.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...