Obras em central elétrica na Madeira custeadas pelo PRR concluídas em 2024



As obras de remodelação da central hidroelétrica da Serra de Água, o maior investimento suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na Madeira, de 15,4 milhões de euros, devem estar concluídas em 2024, disse o Governo Regional.

“Esta obra de remodelação central da Serra de Água [concelho da Ribeira Brava, na zona oeste da Madeira] é uma importante intervenção de modo a reforçar a produção de energia elétrica através da fonte hídrica”, afirmou o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas numa visita ao local.

Pedro Fino salientou que este “é um investimento do PRR de 15,4 milhões de euros, que se iniciou em outubro”, estando a sua conclusão prevista “no primeiro semestre do próximo ano”.

O governante sublinhou que a intervenção “está a decorrer a um ritmo desejado”, pelo que vão ser “cumpridos todos os prazos do PRR”, e vai de encontro a um grande objetivo do Governo Regional (PSD/CDS-PP): “reforçar a produção de energia elétrica através das fontes renováveis”.

Este é o maior investimento regional do PRR, sendo “uma referência a nível nacional”, e apresenta uma execução financeira de cerca de 1,2 milhões, “correspondendo às intervenções em curso no reforço estrutural da câmara de acumulação, na criação de acessos aos maciços da conduta forçada e na reabilitação do edifício da central”, refere uma nota emitida pelo governo madeirense.

“No ano passado produzimos 32% de energia elétrica através de fontes renováveis, o que, tendo em conta as nossas características, é uma percentagem elevada, enquanto região insular”, argumentou Pedro Fino.

O secretário insular apontou que a Madeira “tem potência instalada muito superior a isso”, mencionando que existem “muitos dias do ano em que é produzida cerca de 70% a 80% de energia renovável”, dependendo das condições atmosféricas.

“O desafio que se coloca no futuro é tentar garantir uma estabilidade de produção de energia elétrica através de energias renováveis contínua, durante todos os dias”, apontou.

O responsável sublinhou estar previsto, “no futuro, robustecer o sistema elétrico regional de modo a garantir uma continuidade nessa produção superior a 50% de fontes renováveis”, uma meta a atingir em 2025.

“O PRR permite alavancar todos os investimentos que já estavam planeados”, indicou.

A central hidroelétrica da Serra de Água foi a primeira a ser construída na região, pela Comissão de Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira.

Foi inaugurada no dia 03 de maio de 1953, tendo produzido, nos seus quase 70 anos de atividade, cerca de 1000 GWh (gigawatt) de energia elétrica de origem renovável.

Esta infraestrutura vai beneficiar de um aumento da potência instalada de 5,2 MW (megawatt) para cerca de 10,8 MW, conferindo-lhe uma maior capacidade de resposta na regulação do sistema elétrico e um aumento na eficiência da gestão hídrica, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com vista à descarbonização da produção de energia elétrica para a década 2020-2030.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...