Oceanário de Lisboa assinala Dia da Sensibilização para o Tubarão



Celebra-se hoje o Dia da Sensibilização para o Tubarão, uma data que pretende desmistificar informações atribuídas aos tubarões e consciencializar para a proteção das diferentes espécies, que se encontram em risco de extinção. O Oceanário de Lisboa juntou-se à comunidade internacional e decidiu assinalar este dia através de um direto na conta de Instagram, no qual os utilizadores poderão esclarecer dúvidas e ficar a conhecer muitas curiosidades sobre este peixe. A atividade inicia às 13h00.

“A curiosidade sobre tubarões é transversal a todas as idades e muitas vezes as dúvidas das crianças e dos adultos são até coincidentes”, afirma Teresa Santos, do departamento de educação do Oceanário de Lisboa.

Atividades com o mesmo fim são os programas Dormindo com TubarõesFérias Debaixo de Água do Oceanário, adaptados a cada idade e desenvolvidos para transformar a curiosidade em conhecimento, semeando a vontade de salvar o oceano, que se encontra ameaçado devido à ação humana.

Qualquer pessoa pode contribuir para a conservação do oceano através de pequenas mudanças no seu dia-a-dia. Reduzir o consumo de descartáveis, poupar energia e água, tomar consciência das espécies que comemos e de como foram pescadas podem parecer gestos insignificantes, mas muitas pequenas gotas juntas serão um oceano de mudança“, acrescenta Teresa Santos.

Os tubarões são uma das espécies mais antigas do planeta – já nadavam nos oceanos há cerca de 420 milhões de anos. No entanto, nos últimos 50 anos as suas populações reduziram em mais de 70%. Apesar da imagem negativa que tem sido transmitida sobre estes animais, eles são essenciais para manter os ecossistemas saudáveis, através da sua função de predação. Existem 117 espécies de tubarões, raias e quimeras em águas portuguesas, o que representa quase 90% de todas as espécies conhecidas na Europa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...