Onda de calor: alerta vermelho coloca país em risco extremo de incêndio



Portugal está sob efeito de uma onda de calor extremo até domingo. São 11 os distritos sob aviso vermelho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido às temperaturas elevadas que são esperadas.

Os distritos abrangidos pelo aviso vermelho são Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Vila Real. Até domingo, o período mais crítico, esperam-se temperaturas “muito acima das normais para a época” que podem chegar aos 45º em alguns locais.Todavia, o IPMA avisa que a onda de calor irá durar até o próximo dia 6 de agosto, com temperaturas na ordem dos 40º.

 

Risco de incêndio extremo

A onda de calor está também a aumentar o risco de incêndio. O Governo decretou Situação de Alerta para o Algarve, que está em risco extremo de incêndio devido às temperaturas elevadas e condições de baixa humidade dos próximos dias.

Mas o mapa do IPMA sobre o risco de incêndio do país mostra como esta situação de risco elevado se estende por todo o território continental, apesar de as zonas do interior norte e sul serem as mais afetadas.

As condições meteorológicas e o agravamento dos riscos de incêndio florestal levaram o Ministério da Administração Interna (MAI) a proibir o uso de fogo-de-artifício em todo o território continental até segunda-feira, mesmo que tenha sido previamente autorizado.

O Governo apelou ainda aos cidadãos que adequem comportamentos ao quadro meteorológico. Um dos exemplos é ter cuidados redobrados com cigarros e beatas, pro exemplo.

A este alerta vermelho devido à temperatura extrema, soma-se um alerta amarelo por trovoada em cinco distritos do território continental. Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causa da possibilidade de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...