ONU: aumento da procura de energia pode colocar reservas de água em risco



O aumento da procura de energia deverá aumentar a pressão sobre os recursos de água potável – que estão já sob forte tensão, revela um relatório das Nações Unidas.

Publicado para coincidir com o Dia Mundial da Água, amanhã, o relatório da ONU indica que o crescimento populacional, a urbanização e as mudanças nos padrões de consumo deverão fazer aumentar a procura de electricidade até 70% em 2035, com mais de metade do aumento da procura a provir da China e da Índia.

Consequência desta maior procura será a utilização de mais água potável para a produção de energia, que a ONU estima aumentar para 20% do total da água em 2035. Também o gás de xisto, a produção de petróleo e os biocombustíveis “podem representar riscos significativos” para os recursos de água, sublinha o relatório.

O documento indica ainda que para o objectivo da “energia sustentável para todos” ser cumprido é necessário coordenar as políticas de gestão da água e da energia. Estas políticas, refere o Business Green, devem incluir tecnologias energéticas limpas, medições inteligentes e infra-estruturas combinadas – a Arábia Saudita, por exemplo, possui infra-estruturas que dessalinizam a água enquanto produzem energia.

Foto:  laRuth / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...