Orangotango explorado como animal doméstico é acolhido por santuário (com FOTOS)
A equipa de resgate da Fundação de Amigos da Vida Selvagem da Tailândia (WFFT) tem recebido, desde a sua fundação, uma série de telefonemas de tutores de animais considerados exóticos, alegando que já não poderiam cuidar deles. Na maioria dos casos, os animais foram confinados pelos tutores por um capricho – depois, estas pessoas descobriram a realidade do que significa cuidar de animais selvagens, diz o One Green Planet, citado pelo ANDA.
Os orangotangos estão entre os animais ’exóticos’ favoritos e muitos tutores vestem os animais e criam-ns como se eles fossem crianças humanas. Foi isto que aconteceu com Chico, um orangotango de seis anos que passou a maior parte de sua vida jovem explorado como um animal doméstico.
A WFFT foi chamada após o tutor de Chico ter decidido que já não queria o macaco adolescente. Como bebéê, Chico era tranquilo e a sua família humana brincava com ele e vestia-o. À medida que cresceu, Chico tornou-se mais forte e agressivo e, por isso, a família decidiu que ele já não era um animal doméstico “adequado”.
Quando a equipa de resgate WFFT entrou em cena para salvar o orangotango sabia que iria ser confrontada com um pequeno animal altamente inteligente e emotivo, mas não imaginava o quão interessante ele seria.
Criado como um animal doméstico, Chico nunca foi capaz de explorar seu potencial. Mas agora, a viver como merece, vai fazendo as brincadeiras que pode e deve. Estas podem ser acompanhadas na página do Facebook da WFFT.
[nggallery id=3123 template=greensavers]