Orcas na costa de Espanha e Portugal: Especialistas apontam para uma justificação



Este verão, várias Orcas têm sido avistadas na costa Sul de Portugal e de Espanha. Esta sucessão de encontros intrigou os especialistas dado que os animais começaram a interagir com os barcos e a bater nos lemes, causando vários estragos.

Segundo o The Guardian, após análise de vários vídeos e fotografias dos encontros, os especialistas e biólogos marinhos conseguiram perceber que três das orcas estavam presentes em 61% dos encontros, e que várias apresentavam ferimentos.

“Desde 10 de agosto, tripulações que navegam ao largo da região espanhola da Galiza relataram 22 interações com orcas” explicam no jornal The Guardian, o que levouas autoridades marítimas espanholas a proibir iates de menos de 15 metros de comprimento ao largo da Galiza por uma semana no fim do mês passado.”

A equipa do Coordinadora para o Estudo dos Mamíferos Mariños (CEMMA) pensa que a verdadeira razão para este acontecimentos provém de um incidente com um barco, cuja velocidade pode ter sido o fator responsável. Assim, pensa-se que o grupo começou a ir de encontro aos lemes com o objetivo de abrandar as embarcações, mas ainda não há dados totalmente conclusivos.

Em setembro as Orcas costumam ir atrás do Atum para o Golfo da Biscaia, situado entre o norte de Espanha e a costa de França.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...