Ornitólogos portugueses lançam negócio de abrigos artesanais para aves (com FOTOS)
Encontrar ninhos de aves para venda nem sempre é fácil. Foi o que constou a uma equipa de ornitólogos que precisou destes objectos no âmbito de projectos de investigação. Foi a partir desta lacuna de mercado que surgiu Natur.Eco, um projecto que se dedica à construção e venda de abrigos artesanais para a fauna.
“Com base na nossa experiência profissional, em que necessitámos de caixas-ninho, verificámos existir uma lacuna no mercado para este tipo de produtos em Portugal. Foi difícil encontrar fornecedores interessados e com os conhecimentos necessários para poder colmatar esta necessidade e muito menos a preços acessíveis. Como tal, tomámos a iniciativa de desenhar e construir as nossas próprias caixas-ninho com os requisitos específicos pretendidos”, explicou ao Green Savers Verónica Bogalho, uma das biólogas envolvidas no projecto.
Mais tarde, estes investigadores perceberam que outras pessoas tinham a mesma dificuldade e surgiu então a ideia de mostrar os produtos numa feira de birdwatching e lançar a Natur.Eco. “Pretendemos que a Natur.Eco seja uma resposta para as pessoas que trabalham em investigação e conservação de fauna selvagem em Portugal”, indicou Verónica Bogalho.
No website da Natur.Eco é possível encontrar uma oferta variada de produtos que vão deste as caixas-ninho para as aves e morcegos, comedouros, artigos decorativos aos kits para aqueles que quiserem construir os ninhos com as próprias mãos. Os preços variam entre €10 pelos ninhos de cortiça e os €45 pelo ninho para a coruja-das-torres. Os produtos são adequados para a investigação científica, conservação, projectos educativos ou para quem se interesse pela observação da natureza.
Muito procurados em países como os Estados Unidos, Reino Unido e nos países nórdicos, os ninhos para a fauna são produtos que ainda dão os primeiros passos no mercado nacional. Contudo, segundo Verónica Bogalho, o interesse pelas aves em Portugal tem aumentado bastante nos últimos anos, o que pode verificar pelo “número crescente de pessoas a praticar birdwatching, fotografia de natureza e mesmo nas actividades de entidades dedicadas à conservação da fauna”. Desta forma, a bióloga a acredita que este é um negócio com mercado em Portugal.
As encomendas podem ser feitas através da página de Facebook, no website, pelo telefone ou por e-mail.
[nggallery id=402 template=greensavers]