Os 5 melhores gadgets para uma cozinha sustentável
Está a fazer a sua parte para ajudar a criar um futuro mais sustentável com as suas escolhas energéticas e de estilo de vida, mas e a sua cozinha? O que é interessante nos equipamentos domésticos sustentáveis é que também podem tornar a sua vida mais fácil. Desde a sua utilidade como ferramentas adaptáveis até à sua reutilização, aqui estão as principais escolhas do “Inhabitat” para os cinco utensílios de cozinha sustentáveis de que precisa para fazer de 2023 um ano mais limpo e fácil em casa
Sacos de comida reutilizáveis
Atualmente, é possível obter alternativas de plástico numa grande variedade de materiais, o que faz dos sacos reutilizáveis um dos utensílios de cozinha mais práticos que existem. Alguns são de silicone e têm o mesmo aspeto de um saco Ziploc, outros são de rede para comprar produtos (se levar os seus próprios sacos de compras reutilizáveis para a loja, não se esqueça também dos sacos de produtos).
Também pode encontrar sacos de pano com fecho de correr com forro impermeável ou sacos de plástico biodegradáveis. As opções de sacos reutilizáveis para alimentos são vastas em 2023, por isso esperamos que encontre os sacos reutilizáveis perfeitos para a sua cozinha este ano.
Plásticos biodegradáveis de utilização única
A esferovite é tóxica, tal como a maioria dos plásticos de utilização única. O que pode utilizar para tarefas na cozinha, como guardar restos de comida ou levar talheres descartáveis para um almoço num saco? Os plásticos biodegradáveis são agora facilmente encontrados na sua mercearia ou online, e funcionam exatamente da mesma forma que os plásticos descartáveis de utilização única. A diferença? A maioria dos produtos de plástico não se degradará nos aterros durante 11 gerações.
Sim, a sério: pense na quantidade de plástico que se está a acumular desde a invenção da substância, que é mais recente do que há 11 gerações atrás, o que significa que TODO o plástico alguma vez feito que não tenha sido concebido para ser biodegradável ainda está lá parado. Ou a flutuar no oceano.
Os utensílios de plástico biodegradável podem ir desde talheres de criança a pratos de papel para piqueniques. Atualmente, a maior parte é feita de bioplástico à base de milho, mas todos os dias há um novo material para obter bioplásticos, por isso verifique os rótulos e não se sinta culpado por deitar fora os plásticos. Funcionam enquanto precisar deles e, quando os deita fora, decompõem-se em cerca de um mês. Alguns podem até ser compostados em casa.
Caixas de compostagem
Por falar em composto, pode deitar uma combinação de restos de legumes da cozinha (sem gorduras animais, senão fica rançoso) e folhas do quintal numa pilha no seu quintal ou num contentor de composto e fazer o seu próprio solo de jardim. A compostagem pode ser complicada em espaços pequenos, mas se vive num apartamento, a sua cidade pode recolher o composto separadamente.
Pergunte ao seu município ou ao serviço de recolha de lixo o que está disponível na sua área. E se não conseguir fazer a recolha de composto, também é bom que tenha espaço. Porque o composto é o ouro da jardinagem e é totalmente gratuito se o fizer a partir de folhas meio recolhidas ou aparas de relva e restos de vegetais da cozinha. Boa jardinagem!
Não quer gastar muito dinheiro? Basta usar um recipiente Tupperware no balcão da cozinha para recolher os restos e depois deitá-los no monte lá fora. Se atrair insetos ou bolores, basta adicionar mais folhas secas para evitar que o monte fique demasiado húmido e virá-lo de vez em quando para incentivar os restos a transformarem-se num solo escuro e rico. A OXO também fabrica um caixote de compostagem para a cozinha que é bastante compacto, se quiser fechar o mau cheiro e manter afastadas as moscas da fruta.
Aparelhos de cozinha com baixo consumo de energia
Se quiser poupar energia em sua casa, os aparelhos de cozinha de baixo consumo são um ótimo ponto de partida. A maioria dos frigoríficos e fornos são muito mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos do que há alguns anos, e pode adquirir pequenos eletrodomésticos se não tiver espaço: um InstantPot pode cozinhar uma refeição em apenas alguns minutos, poupando-lhe toneladas de energia na confeção e limpeza da loiça.
Procure rótulos certificados por terceiros sobre a eficiência ou sustentabilidade dos seus eletrodomésticos e peça ajuda aos vendedores das lojas de eletrodomésticos. Poderá ficar surpreendido com a quantidade de energia que o seu velho frigorífico consome.
Sabe como, numa falha de energia, é necessária muita energia da bateria para manter o frigorífico a funcionar com um gerador ou uma bateria? Isso acontece porque o seu frigorífico antigo é um monstro Miyazaki No Face que consome toda a eletricidade disponível e lhe impõe uma conta de eletricidade elevada. O seu próximo fogão também pode mudar de gás para eletricidade, o que reduz as emissões e poupa energia.
Sabão de loiça sustentável
Não precisa de sacrificar a conveniência pela sustentabilidade na cozinha: os detergentes da loiça sustentáveis, biodegradáveis e não tóxicos estão aqui. E sabia que o detergente da loiça pode ser utilizado para limpar janelas, balcões, banheiras e muito mais? É um sabão básico fantástico para ter na cozinha para todas as superfícies.
Marcas como a 7th Generation são um ótimo ponto de partida. Esteja atento aos rótulos para ver se há greenwashing, pois muitas empresas que afirmam criar sabonetes sustentáveis estão apenas a remover um ingrediente nocivo, mas mantêm uma base cheia de ingredientes que são suspeitos de serem cancerígenos ou poluentes ambientais.
As listas de ingredientes dos sabonetes sustentáveis parecem-se com um óleo saponificado básico, talvez alguns outros ingredientes para estabilizar o sabonete ou dar-lhe um aroma natural, e alguns hidratantes para a sua pele. Isso é tudo o que se quer ver.
Qual é o seu utensílio de cozinha preferido?
Tem outras ideias para acrescentar? Há tantos outros utensílios de cozinha sustentáveis por aí que não temos espaço para os cobrir. Deixe os seus favoritos nos comentários. Desde tampas reutilizáveis para alimentos até rolos de papel toalha reutilizáveis, há muitas maneiras de tornar a sua cozinha conveniente, saudável e sustentável.