Os 9 projectos nomeados para o Prémio de Sustentabilidade Energética 2015 (com LISTA)

Nove projectos europeus foram nomeados para o Prémio Sustentabilidade Energética 2015, que irá recompensar as iniciativas mais inovadoras da União Europeia para a energia sustentável. O vencedor ou vencedores serão revelados no dia 16 de Junho pelo Comissário da Acção Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, e pelo chairman do Comité de Indústria do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek.

Os nove projectos foram englobados em três categorias: energias renováveis, eficiência energética e cidade, comunidades e regiões. Conheça-os na lista seguinte.

NOMEADOS

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Fundo Nacional para Protecção do Ambiente e Gestão da Água (Polónia), que ajuda os proprietários a instalarem sistemas de aquecimento solar nas suas casas.

Cooperative Energy Hub (Reino Unido), que é responsável pela abordagem empresarial ao mercado energético, possibilitando aos consumidores terem acesso a energia de baixo carbono gerada pela comunidade

Mulheres na Europa para um Futuro Comum (Alemanha), que constrói sistemas locais para aquecimento solar, água quente e isolamento para áreas remotas e rurais da Europa de Leste e Cáucaso.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

The Magyar Innováció és Hatékonuság (Hungria), uma central virtual que compila, organiza, quantifica e publica a eficiência energética

Cité Régionale de l’Environment d’Ile-de-France (França), Energias Positiv, uma parceria público-privada que ajudou a remover as barreiras financeiras e burocráticas existentes para a renovação dos actuais edifícios residenciais.

Agência de Energia da Áustria, ecoGator, uma app para smartphone que digitaliza o rótulo energético da União Europeia para calcular o seu consumo anual de electricidade e o seu custo em euros

CIDADES, COMUNIDADES E REGIÕES

Gemeente Apeldoorn, Neutralidade energética de Loenen (Holanda), uma vila neutra em energia que pode ser replicada localmente, regionalmente e em toda a Europa do Noroeste.

Município de Reggio Emilia, BiciBus-PediBus (Itália), que é um programa de voluntariado que ajuda as crianças a ir para a escola num ambiente amigo do ambiente e seguro, seguindo rotas pré-definidas.

Comarca de d’Osona, Espanha, Projecto Desendolla, uma formação em gestão de recursos energéticos eficientes nos centros de educação públicos desta região espanhola.

Foto: Fotos GOVBA / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores