Pacheco Torgal prepara livro sobre toxicidade dos materiais de construção
O professor e investigador Fernando Pacheco Torgal, em colaboração com o professor Said Jalali, ambos da Universidade do Minho, está a preparar um novo livro sobre materiais de construção, desta vez sobre toxicidade.
De acordo com Fernando Pacheco Torgal, este novo livro – denominado “Toxicity of building materials” [“A toxicidade dos materiais de construção”, em português] – surgiu a partir de um capítulo do livro “Sustentabilidade dos Materiais de Construção”, publicado recentemente pelos dois autores.
Recorde a notícia do Green Savers sobre o livro “Sustentabilidade dos Materiais de Construção”
O novo livro está em fase de execução e será editado pela britânica WoodHead Publishing, especializada em livros técnicos.
O livro terá 16 capítulos e reunirá nomes como Akovali Guneri, Sumin Kim, Azapagic Adisa, Cristina Buzea, Helena Cruz ou Konstantin Kovler.
Recorde-se que, na apresentação de “Sustentabilidade dos Materiais de Construção”, os autores recordaram que, a médio prazo, haverá uma reconversão de 30% do parque edificado, que passará por uma redução de 50% da energia; redução de 30% das matérias-primas e 40% dos resíduos; utilização de materiais de construção 100% recicláveis e aproveitamento integral dos resíduos de construção demolidos.
Fernando Pacheco Torgal é doutor em Engenharia Civil e investigador da Unidade C-TAC da Universidade do Minho e Said Jalali é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da mesma universidade.