Pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ascendem a 1.500 ME em 2022



Os pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ascendeu a cerca de 1.500 milhões de euros em 2022, destacando-se os efetuados no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), avançou hoje o Ministério da Agricultura.

“Em 2022, o Ministério da Agricultura e da Alimentação, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante total de cerca de 1,5 mil milhões de euros”, indicou, em comunicado, o executivo.

Os pagamentos efetuados no âmbito do FEAGA representaram 798,4 milhões de euros, destacando-se o Regime de Pagamentos Base (242,3 milhões de euros) e o pagamento por práticas agrícolas benéficas para o ambiente e clima – ‘greening’ (199,2 milhões de euros).

No que se refere ao Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), foram efetuados pagamentos de 630,4 milhões de euros, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Deste montante, 220 milhões de euros referem-se a medidas agroambientais, 150 milhões de euros à manutenção da atividade agrícola em zona desfavorecida e 233,3 milhões de euros à execução das medidas de investimento.

Foram também realizados pagamentos no valor de 65 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

“Estes apoios refletem o compromisso do Governo na prossecução das políticas públicas para os setores agroflorestal e das pescas, contribuindo para a melhoria do rendimento dos seus profissionais e para a modernização destas importantes atividades para a economia nacional”, sublinhou o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...