Palo Alto: casas novas terão carregadores de carros eléctricos



Na esperança de desempenhar um papel mais significativo na revolução da condução eléctrica, Palo Alto, na Califórnia, aprovou por unanimidade uma proposta de alteração do código de construção da cidade. Isto significa que todas as novas casas construídas terão de estar pré-equipadas, de modo a receberem carregadores de 240v.

A cidade também apoiou propostas para agilizar o processo de obtenção de uma licença para carregadores, bem como de desenvolvimento de estratégias para incentivar ainda mais o uso de veículos eléctricos.

Vários membros da autarquia constataram que Palo Alto liderava este ponto há dois anos, quando começou a disponibilizar carregadores, mas que não conseguiu manter o ritmo mediante o recente aumento na procura de veículos eléctricos.

Apesar da vontade de tornar as infra-estruturas favoráveis a este tipo de transporte, há pelo menos um membro da autarquia que revela uma posição mais cautelosa. “Ninguém ganha dinheiro com isso. Pergunto-me se a longo prazo não estamos a inibir o crescimento do uso popular de veículos eléctricos, porque estamos a exigir locais de vanguarda, onde o carregamento é gratuito”, disse Greg Schmid. “Não há incentivo à criação de redes através das nossas comunidades.”

Schmid acrescentou que o Comité de Política e Serviços deve investigar formas de criar incentivos a esta medida. Segundo o TreeHugger, estima-se que os custos implícitos sejam cerca de €148 (R$ 443) por nova habitação.

Mediante a crescente tendência de automóveis eléctricos e híbridos nas estradas, é certo que deverá revelar-se mais simples e barato investir em formas de alimentar o veículo da família quando a casa está a ser construída do que mais tarde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...