Para onde vai o plástico atirado ao mar nas praias portuguesas?
O centro de pesquisa australiano para a excelência da ciência climática lançou um site onde qualquer pessoa pode seguir os resíduos plásticos – e perceber como eles se movimentam livremente nos mares e oceanos e como estão dependentes das correntes marítimas.
O site, chamado Adrift, permite-nos saber como estes plásticos formam verdadeiras ilhas que flutuam nos oceanos, matando milhares de animais por anos.
O site conta com a ajuda de um pato de borracha e utiliza um método científico baseado em bóias monitorizadas que flutuam pelas correntes no meio dos restos plásticos.
Estas bóias enviam mensagens aos cientistas a cada seis horas, dando informações sobre a sua localização e condições onde estão naquele momento. O utlizador entra no site, clica num qualquer ponto do mapa e o tal pato de borracha de que falámos no início do artigo mostra onde vai parar uma garrafa de plástico que alguém atirou ao mar numa qualquer praia do mundo.
Na animação é possível ver o caminho feito pelo plástico até 10 anos, depois de ele ter sido lançado à água. Se atirar uma garrafa de água para o mar numa qualquer praia da Costa da Caparica, por exemplo, ela irá dirigir-se para a zona de Cuba e México, como pode ver no site.
O site ajuda também a monitorizar os resíduos de Fukushima, no Japão, explicando que eles se dirigem actualmente para os Estados Unidos.
Veja o site.