Paredes eliminou 878 ninhos de vespa asiática em três anos
A Câmara de Paredes, no distrito do Porto, informou hoje que foram destruídos no concelho, em três anos, através do serviço municipal de proteção civil, 878 ninhos de vespa velutina, conhecida por vespa asiática.
Num comunicado enviado à Lusa, fonte da autarquia adiantou que o serviço de proteção civil de Paredes reportou em 2019 a eliminação de 461 ninhos.
No ano passado foram eliminados 393 vespeiros e neste ano já foram exterminados 24.
Refere-se ainda que Paredes, Rebordosa, Lordelo, Gandra e Recarei têm sido as freguesias mais afetadas pela existência de vespeiros.
O vereador da Proteção Civil, Elias Barros, citado no comunicado, sublinha que, neste momento, o prazo médio de resolução é de 24 horas.
Atualmente, além dos elementos da Proteção Civil, o trabalho de combate à vespa asiática é feito em parceria com a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental, entidade sem fins lucrativos especialista em espécies invasoras.
“O procedimento é agora de envenenamento dos vespeiros e atuação durante o dia, o que permite uma resolução mais célere e com menos custos”, lê-se ainda no comunicado.
Por outro lado, a autarquia indica que se observou também um decréscimo nos registos de vespeiros reportados de 2019 para 2020, “podendo dever-se à pandemia e ao confinamento”.