Paris: níveis de poluição na cidade no Inverno batem recordes
Há uma década que Paris não registava valores tão elevados de poluição no Inverno, informou hoje a Airparif, agência responsável pela medição dos níveis de poluição na capital francesa.
A situação de poluição elevada na capital francesa deve-se à acumulação das emissões poluentes dos veículos com o fumo das lareiras domésticas espalhadas pela cidade, e com a invulgar falta de vento que se fez sentir em Paris nos últimos dias. Resultado? Os fumos não dispersaram, criando-se um enorme manto de fumo pela cidade.
Como consequência, as autoridades locais tiveram de avançar com restrições ao nível do trânsito, com os veículos autorizados a circular apenas alternadamente e em horas específicas consoante a matrícula. A multa para quem não respeitar estas imposições é de €35, com perto de 1700 motoristas a serem multados apenas no dia de ontem.
Como alternativa, é por estes dias gratuito circular nos transportes públicos parisienses. A medida é uma forma de encorajar os residentes a deixar os carros em casa e a usar os transportes colectivos nas deslocações diárias de casa-trabalho-casa.
Ainda não foi se sabe quando será levantada a proibição dos carros circularem no centro da cidade. O espairecer do manto de poluição que cobre Paris está assim dependente das alterações da meteorologia para os próximos dias.
Foto: Stéphane / Creative Commons Commons