Parlamento Europeu aprova plano para cortar emissões de camiões em 35%
Os deputados europeus aprovaram uma nova regra segundo a qual os fabricantes de veículos pesados terão de diminuir em 35% os níveis de CO2 emitidos pelos camiões novos. Até 2025, esta diminuição terá de ser de pelo menos 20%.
Os fabricantes também terão de assegurar que veículos com zero emissões ou emissões muito baixas (modelos que emitam menos 50% de gases com efeito de estufa) representam pelo menos 20% das novas vendas em 2030, e de 5% em 2025.
Antes de 2020, a Comissão Europeia também terá de criar um plano para testar as emissões de CO2 no mundo real, durante a condução em estrada.
Os deputados dizem ainda que a Comissão Europeia deverá também estudar as emissões de CO2 dos veículos pesados ao longo de toda a sua vida (desde o fabrico até ao fim de vida) e propor, se necessário, obrigações aos fabricantes para reduzir estas emissões.
Os veículos pesados são responsáveis por um quarto das emissões de CO2 nas estradas europeias (ou 27%) e 5% do total de emissões de CO2 da União. Sem medidas concretas para lidar com este problema, é de prever que este tipo de emissões cresça devido ao aumento do transporte de bens por estrada.