Parque ambiental da Praia Grande é “acção de marketing para limpar imagem negativa do megaempreendimento”
A Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados, da qual a SPEA faz parte, denunciou hoje a conferência de apresentação público do projecto Parque Ambiental da Praia Grande – aqui noticiado pelo Green Savers – como sendo uma “acção de marketing para limpar a imagem negativa do megaempreendimento” previsto para aquela zona.
“Uma declaração de intenções, vazia de conteúdo e que não permitiu sequer que o público que encheu a sala colocasse qualquer questão”, explicou a plataforma.
O evento de apresentação pública do projecto do Parque Ambiental da Praia Grande foi uma iniciativa da Finalgarve e teve o apoio da Câmara Municipal de Silves.
“As intervenções anunciadas pelo promotor [para este parque] são na grande maioria acções contempladas no Plano de Gestão da Lagoa dos Salgados – projecto da ARH Algarve. Projecto já adjudicado pela empresa Águas do Algarve, em Outubro de 2011, e que tem como objectivo principal completar a rede de esgotos do Município de Albufeira – e como objectivo adicional gerir o plano de água da lagoa”, avançou a plataforma.
Os responsáveis avançam também que o investimento de €1 milhão já estava previsto para a obra das Águas do Algarve.
“Mais uma vez, foi dado destaque ao impacto económico deste projecto e sua capacidade de gerar emprego na região. Sobre este falso assunto, pouco mais há a dizer. Basta referir que, se tal impacto fosse de facto verdadeiro, então o Algarve não teria o desemprego que tem actualmente, tendo em conta a quantidade de empreendimentos que existem por toda a região, muitos deles encerrados e falidos, como pode ser constatado mesmo ao lado da Lagoa, no empreendimento Herdade dos Salgados”, conclui a plataforma.