Parque ambiental da Praia Grande (Silves) apresentado hoje. Conheça todos os pormenores



A Finalgarve apresentou o parque ambiental daquele que é um dos maiores projectos turísticos portugueses, no concelho de Silves. Com um investimento previsto superior a €1 milhão, o Parque Ambiental da Praia Grande ocupará uma centena de hectares, correspondentes a mais de um terço da área total do projecto.

A este valor poderão acrescer mais 19 hectares a gerir por acordo com a ARH, o que significa que, praticamente, 40% da área total do empreendimento estará adstrita à protecção e conservação da natureza.

As obras terão início em paralelo com as obras de infraestruturas gerais do plano de pormenor, cujo início se prevê que ocorra durante o ano de 2013.

“O Parque Ambiental da Praia Grande e toda a intervenção da Finalgarve no empreendimento irão salvaguardar as suas áreas naturais, onde se incluem a arriba fóssil, a Lagoa dos Salgados, a zona dunar e o sapal da ribeira de Alcantarilha (parcial), classificadas como Reserva Ecológica Nacional”, explicou a promotora em comunicado.

O Parque Ambiental da Praia Grande poderá promover um conjunto de actividades de relevante interesse para a comunidade envolvente, de que se destacam a educação ambiental, as visitas guiadas, as atividades agrícolas, a formação (cursos, workshops, etc.), a investigação, o funcionamento de centro de informação e interpretação ambiental, a manutenção de site, redes sociais, as publicações e a monitorização de toda a atividade.

Após a sua conclusão, o parque vai reforçar a Rede Fundamental de Conservação da Natureza, garantir o bom funcionamento da Estrutura Ecológica Regional, conservar e valorizar os habitats, as espécies e a biodiversidade, as formações geológicas e a paisagem, assim como assegurar a protecção relativamente a riscos naturais, recuperar usos agrícolas tradicionais, promover a educação ambiental e o turismo de natureza.

Por outro lado, o projecto prevê, na sua primeira fase, a realização dos acessos à praia e respectivos estacionamentos, a execução do troço da Ciclovia do Algarve previsto para área da Praia Grande, a limpeza geral do terreno e remoção de exóticas invasoras, a recuperação de muros de pedra seca, a modelações de terreno e drenagem, a colocação de vedações e paliçadas.

Nesta fase também serão construídos os Observatórios de Aves, o Centro de Informação e Interpretação Ambiental, os caminhos pedonais e colocado o mobiliário urbano, a sinalética e os painéis informativos. A criação de um site na Internet e a intervenção nas redes sociais também ocorrerá nesta fase. Será ainda feita a integração do Percurso de Interpretação Ambiental da Praia Grande e Zona Envolvente (DRAOT, 2002).

Desde o início será prestada especial atenção à manutenção de toda a infraestrutura e do património construído, através da vigilância, limpeza, rega e conservação de zonas plantadas/ semeadas, e da manutenção e reparação de danos em vedações, paliçadas, mobiliário urbano ou sinalética.

O Parque Ambiental da Praia Grande será objecto de um “processo contínuo e rigoroso de monitorização”, envolvendo um conjunto alargado de entidades, nomeadamente científicas, em que as metodologias de amostragem, os indicadores, os critérios e as metas, a comunicação dos resultados e a sua periodicidade, bem como a relação com as medidas de gestão do Parque Ambiental, obedecerão aos mais exigentes critérios.

Com um impacto na economia municipal medido pela criação de 1.516 postos de trabalho, o empreendimento da Praia Grande terá receitas de €35 milhões.

Valores naturais do Parque Ambiental da Praia Grande

Aves: Garçote, Garça-vermelha, Colhereiro, Pêrra, Pernilongo, Camão, Alcaravão, Borrelho-de-coleira-interrompida, Andorinha-do-mar-anã;

Vegetação / Habitats: Zona estuarina: lodaçais e areais a descoberto na maré baixa, prados de Spartina densiflora, juncais que formam prados salgados mediterrânicos, matos halófitos com Sarcocornia fruticosa; Comunidades dunares;

Zona lagunar e ripária: comunidades de tamargueira, Scirpus maritimus, caniço, junco; Comunidade da arriba fóssil; Mato de aroeira; Flora: Tomilho-das-praias; Geologia: arriba fóssil, dunas; Paisagem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...