Parque de campismo ecológico português já venceu oito prémios
O Zmar Eco-Camping Resort foi inaugurado o ano passado na Zambujeira do Mar e os oito prémios, nacionais e internacionais que venceu entretanto, comprovam que a ideia de aliar o turismo de natureza à sustentabilidade não teve senão sucesso. Relembramos o projecto a poucos dias do início de uma nova edição do Festival Sudoeste, naquela região.
Certificada como Eco-hotel, a construção é elevada acima do solo, no sentido de ter uma amplitude menor de temperaturas. A madeira utilizada é proveniente exclusivamente de floresta portuguesa certificada e as águas residuais são tratadas numa ETAR própria, utilizadas depois para a rega dos espaços comuns. A energia solar assegura a iluminação exterior.
O conceito pioneiro pretendeu oferecer infraestruturas comparáveis a um hotel de cinco estrelas, ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente. Considerado Projecto de Interesse Nacional, o investimento foi de 25 milhões de euros, mas tem dado frutos, uma vez que no Verão e nas épocas festivas do Inverno está sempre lotado, sobretudo com clientes portugueses e espanhóis, mas também com franceses, ingleses e alemães.
Mais recentemente, o Zmar assinou um protocolo com a Quercus, no sentido de conservar e valorizar as lagoas temporárias e criar micro-reservas para proteger a flora nativa.