Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro, com mais 4.100 árvores



Mais de 4.100 árvores foram plantadas no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro, no âmbito de uma candidatura ao POSEUR, que contou com um financiamento de cerca de 165 mil euros, informou a Câmara Municipal.

De acordo com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a medida estava prevista na candidatura “Implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas no Parque dos Pinheiros Mansos”, que contou com apoio financeiro do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), através do Fundo de Coesão.

“O objetivo da medida foi o de promover a melhoria da capacidade adaptativa e diminuição da vulnerabilidade dos impactes das alterações climáticas, quer ao nível da ocorrência de períodos de seca e ondas de calor, quer em caso de ocorrência de fenómenos extremos”, esclareceu esta autarquia do distrito de Aveiro.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, o Parque dos Pinheiros Mansos tornou-se num ‘ex libris’ da cidade e do concelho, no qual vão continuar a apostar nos próximos anos.

“Seja na manutenção, sempre necessária, seja na melhoria e acrescento de infraestruturas desportivas e de lazer, estando também nos nossos planos a ampliação da sua área”, concretizou.

O Parque dos Pinheiros Mansos, inaugurado em agosto de 2021, fica situado junto ao Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, beneficiando de boas acessibilidades e de um amplo parque de estacionamento.

Os seus trilhos, assim como os percursos de ligação entre os diferentes equipamentos desportivos e escolares mais próximos, estão dotados de sinalética própria, de painéis informativos, papeleiras, setas de indicação das direções, distância percorrida e a que falta percorrer, bem como bancos distribuídos ao longo dos percursos.

O parque conta também com pontes de atravessamento em madeira, que permitem uma aproximação mais rápida e direta a determinadas zonas, um passadiço, equipamento infantil e desportivo e mobiliário urbano.

As três lagoas principais existentes estão protegidas com guardas de proteção em madeira.

“Uma mais-valia deste investimento prende-se com o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do Estádio Municipal, contíguo ao parque”, destacou ainda a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...