Partido “Os Verdes” quer alimentos locais nas cantinas públicas. E vai defender a proposta no parlamento.



O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) vai levar à Assembleia da República uma proposta para utilizar, maioritariamente, alimentos locais ou nacionais nas cantinas públicas. A proposta será hoje discutida no parlamento português.

“Face à situação que o País atravessa, a proposta é extraordinariamente vantajosa para incentivar a produção agrícola, mas também tudo o que está relacionado com a produção e transformação alimentar, num momento em que as micro, pequenas e médias empresas têm grandes dificuldades [em escoar os seus produtos]”, revelou Heloísa Apolónia, do PEV.

A deputada, há dez anos na Assembleia da República, realçou as consequências positivas da proposta, quer a nível ambiental (evitará o transporte de mercadorias e reduz as emissões de gases com efeito de estufa), a social (com a criação de emprego), a económica e a de auto-suficiência alimentar.

A proposta aconselha a que pelo menos 60% dos produtos alimentares utilizados para a confecção de refeições em Portugal, mas cantinas públicas, sejam de origem local, regional ou nacional, para promover a dinamização da produção em função das necessidades.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...