Partido político quer mais bicicletas perto do metro de Telheiras

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza defendeu na Assembleia Municipal de Lisboa, através do deputado Miguel Santos, a instalação de um sistema de partilha de bicicletas (bikesharing) em Telheiras, para colmatar um problema de estacionamento e acessibilidade junto do metro.

O parecer, que passou por unanimidade, incluiu uma solução mais barata, ecológica, sustentável e saudável, que permitirá a deslocação rápida, flexível e confortável dos moradores da zona de Telheiras. O objectivo é que bicicleta e metro, em conjunto, permitam a deslocação rápida dos cidadãos até aos vários destinos.

“Ao contrário do que tem vindo a acontecer noutras cidades europeias, onde a mobilidade assenta cada vez mais em opções mais ecológicas e sustentáveis, como a utilização dos transportes públicos e a utilização da bicicleta, em Lisboa continua a existir uma enorme pressão no que respeita a utilização da viatura individual”, explica o PAN em comunicado.

Apesar de existir uma estação de metro na zona de Carnide e Telheiras, esta acaba por servir uma pequena parte desta área, pelo que muitas vezes os seus moradores não encontram outra alternativa que não seja a utilização do transporte individual. Esta solução acarreta problemas ao nível do trânsito e do estacionamento.

Assim, o PAN recomenda que se criem centros de estacionamento para estas bicicletas partilhadas, para que os moradores possam utilizá-las livremente para circular de um ponto “A” a um ponto “B”, deixando a bicicleta no estacionamento também disponível nesse ponto de destino.

Foto: Diego Torres Silvestre / Creative Commons

Deixar uma resposta