Passar o Dia da Juventude a reciclar
A Sociedade Ponto Verde está a sensibilizar cerca de 1400 jovens para a separação nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). A activação decorre no Parque Urbano do Centro Desportivo Nacional do Jamor, 11 de Agosto, das 09h30 às 18h00 e pretende incentivar os participantes a separar todos os resíduos produzidos durante o dia, resultado dos almoços, lanches e jantares. Para isso, todos os kits de refeição estão sinalizados com autocolantes que motivam a procura do ecoponto mais próximo e colocação da embalagem no local correto.
Os ecopontos estão também devidamente assinalados e espalhados pelo recinto, com informações explicativas quanto ao que deve ser colocado em cada um. Os jovens que, na hora de almoço, procurem os ecopontos e cumpram o dever cívico de reciclar, vão encontrar promotores a entregar como prémio um lenço da Sociedade Ponto Verde, símbolo do compromisso com a reciclagem.
No kit do jantar, a ser entregue já na viagem de regresso, a mensagem é que os jovens depositem as embalagens no ecoponto certo à chegada a casa.
Esta activação surge a propósito da campanha de sensibilização da Sociedade Ponto Verde “Reciclagem, Sempre!”, que desafia os portugueses a reciclar em qualquer contexto ou lugar, mesmo quando a rotina muda – seja numa ida à praia, num piquenique, numa corrida, num festival ou numa festa. A primeira acção da campanha decorreu no NOS Alive, seguida de uma outra no Festival Santa Cruz Ocean Spirit.
O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de Agosto e as celebrações estão a decorrer esta sexta-feira, com o tema “Jovens construindo a paz”, no sentido de sensibilizar e incentivar os jovens a ter um papel activo na construção de um futuro melhor. Durante o dia os participantes têm à disposição uma série de actividades desportivas, lúdico-pedagógicas e de sensibilização para comportamentos e estilos de vida saudáveis.
Foto: Wiki Commons