Peat: a ilha mais assombrada da Austrália procura um novo começo (com FOTOS)



A ilha de Peat, Sydney, ainda deve provocar calafrios a muitos australianos que conheciam o hospital psiquiátrico que, durante 99 anos, levou milhares de doentes até lá, muitos deles crianças e que lá permaneceram durante mais de 50 anos.

Apesar de ficar a apenas uma hora da mítica cidade australiana, Peat Island não tem nenhum do glamour de Sydney: geograficamente isolada, ela permaneceu fechada ao público desde 1911, ano em que o hospital psiquiátrico abriu as suas portas, até 2010, data em que elas foram encerradas para sempre.

Apesar de ser um hospital, explica o Daily Mail, a instituição estava bem mais perto de uma prisão do que de um local de recuperação – estranho, porém, é que ela tivesse funcionado até 2010.

O jornal britânico fotografou alguns dos dormitórios e aldeias abandonadas da ilha – muitas delas encontram-se protegidas e serão recuperadas brevemente. Os empreiteiros esperam ainda o aval do Governo para a construção de 450 novas habitações, um centro comercial e uma marina com capacidade para 250 embarcações.

Nada pode apagar o passado negro da ilha de Peat – há vários casos de desaparecimentos misteriosos no local, ao longo dos anos – mas o Governo australiano tem na mão a solução para reabilitar, de forma sustentável, um pedaço de terra cheio de biodiversidade. O que não acontecerá, caso o projecto de construção exaustiva seja aprovado.

[nggallery id=1169 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...