Pedro Serra eleito para Comité de Implementação da Convenção da Água, da ONU



O português Pedro Serra foi eleito por unanimidade para o Comité de Implementação da Convenção da Água da ONU, por ocasião da Reunião das Partes da Convenção que está a decorrer em Astana, Cazaquistão.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pedro Serra é um dos maiores especialistas portugueses em matéria de recursos hídricos e internacionalmente reconhecido no respeitante a cooperação transfronteiriça em rios internacionais. Engenheiro civil (ramo de hidráulica) de formação, Pedro Serra tem aconselhado vários países em matéria de água e desenvolvido projetos um pouco por todo o mundo. Foi um dos negociadores da Convenção de Albufeira sobre a gestão compartilhada dos rios luso-espanhóis de 2000 e é presentemente negociador-chefe em nome do Estado Português relativamente à atualização dos regimes de caudais da Convenção de Albufeira. Tem uma longa e prestigiada carreira em matéria de ambiente e recursos hídricos, tendo sido presidente do Instituto da Água, do Instituto Regulador de Água e Resíduos e da empresa pública Águas de Portugal.

O Comité de Implementação da Convenção da Água tem como mandato assistir as Partes e candidatos à Convenção em matérias relacionadas com a implementação e cumprimento com os objetivos e princípios de gestão sustentável da água, evitando disputas formais em benefício de cooperação e troca de experiências.

Esta candidatura foi promovida pela APA em nome do Ministério do Ambiente de Portugal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...