Peixe-balão japonês mortífero aparece na costa britânica (com FOTOS)
Se já ouvi falar do peixe-balão japonês, então provavelmente saberá que, todos anos, dezenas de pessoas morrem devido à ingestão desta espécie exótica, nativa do Oceano Pacífico e Índico. Todos os peixes-balão são venenosos e têm uma toxina nos seus órgãos internos que não tem antídoto conhecido.
Agora, um indivíduo chegou à costa britânica, algo tão raro que só por uma vez tinha acontecido, nos anos 80. O que é estranho, na verdade, porque o peixe-balão apenas pode ser encontrado em águas tropicais.
A espécie é uma especialidade gastronómica no Japão e é também conhecida por se transformar num balão – enche o estômago com água ou ar – para deter os predadores. Com 30 centímetros, o espécime agora encontrado parece ter morrido em modo defensivo.
Ninguém sabe como o peixe-balão deu à costa, mas a verdade é que, se alguém desconhecer a espécie e a levar para casa, como alimento, corre sérios riscos de vida – e se tal acontece no Japão, onde a espécie é conhecida, imagine-se na Europa.
“Pareceu-me muito estranho, uma espécie de cavala, mas com o corpo inchado”, explicou ao Daily Mail Richard Fabbri, que encontrou o peixe. O peixe-balão tem quatro grandes dentes, utilizados para esmagar as conchas dos crustáceos e moluscos, as suas presas naturais. Veja algumas fotos de peixe-balão e não se esqueça: se vir algum igual na costa portuguesa, chame as autoridades e nem pense em o cozinhar.
[nggallery id=1149 template=greensavers]
Fotos: Chris Williamson / prilfish / Leszek Leszczynski / d.s.p / mark_whatmough / apathy_girl / Thomas Hubauer /