Peixe narigudo e raro encontrado pela segunda vez no Norte do Canadá



Um peixe de aspecto bastante bizarro foi recentemente pescado nas águas gélidas no Norte do Canadá. Depois de alguma especulação acerca da espécie do peixe, o animal foi identificado como uma quimera de nariz pontiagudo, uma espécie bastante rara de quimera.

O peixe tem um nariz pontiagudo e uma boca ameaçadora, assim como uma barbatana espinhosa, que é venenosa, no dorso do seu corpo cinzento gelatinoso. Foi pescada na província de Nunavut, no Estreito de Davis. Foi apenas a segunda vez que esta espécie de quimera foi pescada, já que a quimera de nariz pontiagudo habita em águas profundas, que raramente são exploradas pelos humanos.

“Potencialmente, se pescássemos entre mil e dois mil metros de profundidade, poderíamos saber se existem muitas [quimeras de nariz pontiagudo]. Mas simplesmente não sabemos”, afirma Nigel Hussey, investigador da Universidade de Windsor, citado pela imprensa internacional.

“Apenas um destes peixes, pescado no Estreito de Hudson [também no Norte do Canadá], tinha sido anteriormente documentado”, acrescenta Hussey.

As quimeras são uma das espécies de peixes mais antigas. Tal como os tubarões e as raias, o esqueleto das quimeras também é feito de cartilagem. Esta espécie de peixe também é conhecida por “peixe-rato”, “peixe-coelho” ou “tubarões-fantasma”. Porém, as quimeras não são tubarões. A espécie evoluiu dos tubarões, o seu relativo mais próximo, há cerca de 400 milhões de anos. Desde então as quimeras têm-se mantido como uma espécie rara, misteriosa e estranha.

quimera_1





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...