Pequenas erupções vulcânicas podem estar a ajudar a travar o aquecimento global



As pequenas erupções vulcânicas dos últimos 20 anos podem estar a ajudar a travar o aquecimento global. A conclusão é de um novo estudo que descobriu que os aerossóis ricos em enxofre provenientes das erupções têm ajudado a reflectir uma maior quantidade de luz solar da superfície terrestre. Até agora pensava-se que apenas as erupções de grandes proporções tinham um impacto significativo no clima.

Segundo o estudo, as pequenas erupções poderão ter ajudado a diminuir as temperaturas globais do planeta entre 0,05 e 0,12 graus Celsius nos últimos 15 anos, graças ao impacto cumulativo na temperatura global.

Desde 1998, o ano mais quente de que há registo, o aumento das temperaturas globais desacelerou, o que contrariou os modelos computacionais para as alterações climáticas. Este hiato tem sido atribuído a uma actividade solar menos intensa e aumento da absorção do calor pelos oceanos. Porém, o novo estudo – elaborado por investigadores do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia – indica que os aerossóis ricos em enxofre provenientes das erupções vulcânicas que se acumulam entre a estratosfera e a troposfera ajudam a reflectir a luz solar que chega à superfície terrestre e, como tal, funcionam como um travão ao aquecimento global.

O estudo concluiu ainda, escreve o Daily Mail, que a erupção de 1991 do Pinatubo, o vulcão da Ilha de Luzon, nas Filipinas, provocou uma diminuição da precipitação tropical. “O facto de estas erupções vulcânicas serem aparentes em múltiplas variáveis climáticas medidas independentemente suporta a ideia de que estão a influenciar o clima, apesar do seu tamanho moderado”, afirma Mark Zelinka, climatólogo no Lawrence Livermore e autor do estudo.

Foto: Bergur Ólafsson / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...