Peregrinos do Sri Lanka estão a gerar uma crise de moeda no país
O Sri Lanka está a enfrentar uma estranha crise de divisa, impulsionada pelos peregrinos do país que levam a moeda para fora. O banco central do Sri Lanka estima que cerca de 22 toneladas de moedas estejam depositadas nos templos budistas da Índia. As rúpias do Sri Lanka estão sem uso e são levadas pelos peregrinos do Sri Lanka que visitam massivamente estes templos indianos.
O governo do Sri Lanka está já em negociações com as autoridades indianas para que as moedas possam ser devolvidas. Os défices de moeda em circulação são um problema frequente no Sri Lanka, uma vez que as divisas são utilizadas para uma variedade de actividades, além do pequeno comércio. Os peregrinos religiosos deixam as moedas nos templos budistas como ofertas e os condutores guardam moedas abençoadas nos carros para dar sorte.
Frequentemente, as moedas são também derretidas e convertidas em peças de joalharia. Esta prática foi proibida e declarada ilegal pelo banco central. Algumas moedas são ainda utilizadas como anilhas para as porcas e parafusos do que as que se vendem nas lojas de ferramentas, escreve o Quartz.
Adicionalmente, segundo os dados governamentais, cerca de dois mil milhões de moedas estão guardadas nas habitações do povo do Sri Lanka, escondidas em gavetas ou cofres. Em 2007, as autoridades tentaram resolver o problema pedindo às crianças para partirem os porquinhos mealheiros e trocarem as moedas por notas. Porém, a Índia não deverá ser tão receptiva a um pedido semelhante.
Foto: balusss / Creative Commons