Pessoas com olhos azuis têm um único antepassado comum, revela estudo
A grande maioria das pessoas em todo o mundo tem olhos castanhos, e apenas entre 8 a 10% tem olhos azuis. Um estudo afirma que, todos os seres humanos que têm olhos de cor azul, têm algo em comum.
Uma equipa da Universidade de Copenhaga investigou e analisou o ADN mitocondrial de pessoas com olhos azuis de vários países como a Dinamarca e a Turquia, e concluiu que este fator se deve a uma mutação genética no gene OCA2 que ocorreu há cerca de 6-10 mil anos atrás, tendo por isso todos um único antepassado comum.
Hans Eiberg, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade, afirma que os seres humanos nascem com olhos castanhos, porém, uma diferença de produção de melanina na íris leva à alteração na cor dos olhos.
O cientista afirma no Science Daily, “Isto demonstra simplesmente que a natureza está constantemente a alterar o genoma humano, criando um cocktail genético de cromossomas humanos e experimentando diferentes mudanças enquanto o faz”, não tendo estas características qualquer impacto na sobrevivência do indivíduo.