Petição pública quer sensibilizar condutores para estacionamentos abusivos em lugares reservados
São do conhecimento público casos frequentes de estacionamento abusivo em lugares reservados a pessoas com deficiência. As desculpas também são amplamente conhecidas (“vou só ali num instantinho, não demoro nada!”) com o estacionamento abusivo, mesmo que momentâneo, a construir uma infracção das regras de trânsito e desrespeito pelos princípios elementares de cidadania.
Para evitar que casos destes se repitam, um grupo de cidadãos criou a petição pública “Abuso relativamente ao estacionamento em lugares reservados a pessoas com deficiência”, defendendo que esta situação deveria ser sancionada como uma contra-ordenação grave, que implique pelo menos a perda de um ponto no novo sistema Carta por Pontos. Neste novo sistema em vigor desde Junho, a cassação do título de condução tornou-se mais fácil, porque incluí para efeitos de perda de título não só as infracções graves e muito graves, como também os crimes rodoviários.
Considerar o estacionamento ilegal como uma situação sujeita a contra-ordenação com perda de pontos e não apenas a multa “pode ser um factor de inibição para esta prática”, defendem os criadores desta petição pública. “Para além do mais é uma questão de civilidade e de compromisso de uma sociedade que se pretende que seja inclusiva e solidária”, concluem.
A petição online contra esta prática, infelizmente, comum pode ser assinada aqui.