Petição quer referendo sobre touradas em Portugal



No website Petição Pública, uma iniciativa popular a pedir que se faça um referendo sobre corridas de touros em Portugal já tem cerca de 14 mil assinaturas. Para que o assunto chegue à Assembleia da República, todavia, são necessárias pelo menos 60 mil.

A petição com o título “Touradas? Sem medo, vamos a referendo”, apela a que se faça um referendo sobre esta questão que, de acordo com o texto da petição, há vários anos que tem dividido a população portuguesa.

“Há vários anos que a população portuguesa está, aparentemente, dividida. Se, por um lado, os gritos agonizantes de um animal em sofrimento – perante o deleite sádico de alguns (cada vez menos) espectadores – é considerado arte ou cultura; por outro lado, existem milhares de portugueses que acompanharam a tal transformação a que, carinhosamente, denominam de evolução. Para os últimos, a tourada é mesmo uma actividade barbárie e sem lugar no Portugal do futuro, no Portugal das nossas crianças, no Portugal que sonha mesmo ser o «paraíso à beira-mar plantado»”, pode ler-se no texto da petição.

 

Descida de IVA polémico
A petição surge numa altura em que a polémica estalou em torno da redução de IVA para espetáculos culturais, que deixou de fora as touradas. A ministra da Cultura, Graça Fonseca, reafirma que o Governo não irá ceder relativamente a esta matéria, e que o IVA nas touradas não é para descer.

Recorde-se que a propósito do debate sobre o Orçamento de Estado para 2019, Graça Fonseca já tinha dito que o IVA para a tauromaquia não iria descer para 6%, alegando que se trata de uma questão “civilizacional”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...