PIEP leva iniciativa de educação ambiental a mais de 100 alunos de escola em Guimarães
O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, centro de tecnologia e inovação em Guimarães, realizou uma ação educativa na Escola Básica 2/3 de Pevidém, integrada no seu programa de educação ambiental PIEP Educa. A iniciativa envolveu mais de 100 alunos do 6.º ano e teve como principal objetivo promover a literacia ambiental e sensibilizar os jovens para os desafios e oportunidades associados ao plástico e à sustentabilidade, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o PIEP Educa é um programa desenvolvido pelo PIEP com a missão de aproximar a ciência e a engenharia de polímeros das comunidades escolares, contribuindo para uma maior compreensão do papel dos materiais plásticos na sociedade e do seu impacto ambiental. O programa aposta numa abordagem prática e envolvente, proporcionando oficinas interativas, com jogos e momentos de experimentação que estimulam a curiosidade científica e o pensamento crítico das crianças.
Durante a sessão realizada em Pevidém, os estudantes tiveram oportunidade de explorar temas como o ciclo de vida dos materiais, a importância da redução, reutilização e reciclagem, e o contributo da inovação tecnológica para soluções cada vez mais sustentáveis. A equipa do PIEP dinamizou ainda atividades experimentais que permitiram aos alunos observar e compreender a natureza dos polímeros e os processos de transformação e reaproveitamento dos materiais.
“Com esta ação, o PIEP quer reforçar o seu compromisso com a promoção da cidadania ambiental ativa, inspirando as gerações mais jovens a integrar boas práticas no seu quotidiano e a reconhecer o potencial da ciência e da engenharia de polímeros na construção de um futuro mais sustentável”, refere Cláudia Cristovão, Diretora Geral do PIEP.
A iniciativa, que se insere no esforço contínuo da instituição em aproximar o conhecimento científico da comunidade escolar e em despertar vocações para as áreas da tecnologia, inovação e sustentabilidade, já foi realizada pelo PIEP em 4 escolas e prevê chegar a mais instituições de ensino em 2026.