Pink Farms, a primeira fazenda urbana da América Latina
O ambiente de produção é extremamente higienizado e livre de qualquer ação de pragas e doenças, comuns em produções agrícolas. A Pink Farms, no bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, é considerada uma das mais produtivas da América Latina, produzindo até 30 toneladas de vegetais por mês, num armazém de 750 metros quadrados.
Na espaço onde está instalada, em pleno centro urbano, são cultivadas microgreens (microverdes, na tradução literal do inglês) como alface, hortaliça, rabanete, repolho roxo, cenoura, rúcula ou espinafre. A Pink Farms adoptou etse nome devido à cor rosa produzida pela mistura de luzes vermelhas e azuis, que iluminam as duas torres de verduras.
A agricultura vertical é um mercado promissor. Segundo um relatório da consultora americana Grand View Research, publicado em abril, até 2025 o setor irá movimentar cerca de 10 mil milhões de euros, um valor que representa um crescimento superior a 20% ao ano. Tal modalidade de produção favorece outro facto irreversível sobre o futuro: até 2050, cerca de 80% da população da Terra vai viver em centros urbanos.