Plástico: Maiores poluidores do mundo concordam em cortar poluição até 2025
As maiores marcas e empresas do mundo juntaram-se a uma campanha mundial para resolver o problema causado pelos plásticos. Marcas como Coca-Cola, Nestlé, Unilever e H&M juntara-se ao New Plastics Economy Global Commitment, uma iniciativa liderada pela Ellen MacArthur Foundation (EMF) juntamente com as Nações Unidas Ambiente.
A iniciativa foi recebida com cautela por várias organizações ambientais, que dizem que não vai longe o suficiente para resolver o problema do plástico.
São mais de 250 empresas, governos e organizações de todo o mundo que assinaram a iniciativa, cujo objetivo é criar uma economia circular para o plástico e eliminar o material sempre que este for desnecessário. O objetivo é que em 2025, 100% das embalagens de plástico sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
O anúncio foi feito na conferência O Nosso Oceano, em Bali, na Indonésia. Os signatários farão relatórios anuais sobre o seu progresso e os objetivos serão auditados a cada 18 meses, tornando-se mais ambiciosos com o passar do tempo.