Plástico reciclado vai abastecer avião Cessna num voo entre Londres e Sydney



O piloto britânico Jeremy Rowsell tem agendado um voo entre Sydney e Londres num avião Cessna 182 alimentado exclusivamente de combustível feito de resíduos de plástico. O projecto, denominado On Wings of Waste, revela a preocupação do piloto a respeito do papel que a indústria da aviação desempenha na poluição do meio ambiente.

Para chamar a atenção para a viabilidade do plástico reciclado enquanto fonte de combustível, Rowsell uniu-se à Cynar PLC, uma empresa irlandesa que converte plástico usado em combustível sintético.

Cada fábrica da Cynar é capaz de produzir até 19 mil litros de combustível a partir de 20 toneladas de plástico por dia. Para os cerca de quatro mil litros que o avião de Rowsell irá consumir, vão ser recicladas aproximadamente cinco toneladas de resíduos de plástico.

Esta tecnologia está a ser incorporada em várias empresas de reciclagem de resíduos por todo o mundo, permitindo-lhes converter elas próprias plástico em combustível. De acordo com o Gizmag, a Cynar já estabeleceu um acordo com a Universidade de Loughborough, no Reino Unido, numa tentativa de avançar a pesquisa nesta área.

Apesar de o combustível produzido por processo de reciclagem já ter sido usado muitas vezes em veículos terrestres, esta será a primeira vez a ser utilizado para numa viagem aérea.

Rowsell vai atravessar enormes extensões de terra e mar, voando um total de cerca de 22 mil quilómetros. A ambiciosa viagem está programada para iniciar em Julho deste ano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...