Plataforma portuguesa Fibrenamics Green é finalista no Prémio Europeu Regiostars 2020



Os Prémios Regiostars são uma competição organizada pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, e nesta edição de 2020, dois projetos finalistas são portugueses. Existem cinco categorias diferentes a concorrer, são elas “Economia Circular para uma Europa Verde”, ” Educação de competências para uma Europa digital”, “Transição industrial para uma Europa inteligente”, “Engajamento dos cidadãos para cidades europeias coesas” e “Empoderamento de jovens para cooperação além fronteiras”.

Entre os finalistas, destacam-se a Plataforma Fibrenamics Green, na “Economia Circular para uma Europa Verde”, e a ESA BIC Portugal, na categoria de “Transição industrial para uma Europa inteligente”.

A iniciativa Fibrenamics Green, do Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho, “visa a valorização de resíduos provenientes de várias indústrias como fonte de criação de valor para o desenvolvimento de produtos inovadores, pela incorporação do design, engenharia e criatividade.” Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), este projeto está também a ser replicado os Açores.

Elisa Ferreira, Comissária da Coesão e Reformas da Comissão Europeia, afirma “Este ano, recebemos o maior número de candidaturas Regiostars de sempre – 206. Isto mostra o valor crescente desta competição, que coloca as melhores práticas da política de coesão da UE no centro das atenções e recompensa os beneficiários de projetos empenhados pela sua excelente implementação do financiamento da UE no terreno.”

A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer no próximo dia 14 de outubro às 19 horas. Pode assistir ao streaming aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...