PLY&co: mobiliário ecológico de fácil montagem made in Portugal (com FOTOS)
Paulo Costa é arquitecto há 15 anos e sempre sentiu a necessidade de combater o desperdício de materiais. Assim, este arquitecto portuense resolveu criar a PLY&co, uma linha de mobiliário ecológico produzida pelo seu atelier de design e arquitectura, o Peel Living Projects.
A linha ecológica lançada por Paulo Costa é composta por bancos e cadeirões facilmente desmontáveis – tudo é produzido em Portugal com matérias-primas nacionais. A linha divide-se nos bancos Sit’Abit Stool, em tamanho pequeno e grande, e nos cadeirões Sit’Abool. Tanto os bancos como os cadeirões podem ser produzidos a partir de contraplacado de madeira natural de bétula ou cortiça. Em qualquer dos casos, a matéria-prima provém sempre de locais ecologicamente sustentáveis, com certificação do Foresty Stewarship Council (FSC).
Os acabamentos são feitos com recurso a uma cera natural, que protege a cor do mobiliário e evita que se risquem, o que prolonga a vida útil do objecto. As peças de mobiliário são comercializadas em embalagem plana, o que permite reduzir o volume de transporte e armazenamento em cerca de um quinto, bem como a quantidade de cartão para a embalagem e as emissões de dióxido de carbono associadas.
Além da componente ecológica, o que torna esta linha de mobiliário interessante é o facto de a sua montagem ser o mais simples possível, recorrendo à técnica de encaixe. A desmontagem é tão fácil como a montagem: basta desencaixar as peças.
Paulo Costa desenvolveu ainda uma linha de molduras ecológicas feitas em cortiça, a Insta Cork. Veja alguns dos produtos, que podem ser encomendados aqui.
[nggallery id=922 template=greensavers]