Pneus de borracha podem vir a ser utilizados na construção
A economia circular é um conceito que revoluciona totalmente a forma de produzir e consumir os produtos, criando um sistema que promove a eficiência e a sustentabilidade e que contribui para um futuro mais “verde”.
Por ano, são descartados cerca de 1,5 mil milhões de pneus em todo o mundo, indo a maior parte parar aos aterros ou ao meio ambiente. Como não são biodegradáveis, estes acabam por danificar o solo, podendo inclusive poluir águas subterrâneas. E se os pneus pudessem ser reutilizados?
Uma nova investigação da Universidade do Sul da Austrália (UniSA) promete criar um novo ciclo para os pneus em fim de vida, reciclando-os. A ideia é triturar a borracha e criar uma mistura com betão, para que seja depois aplicada na construção de edifícios.
Após vários testes, num período superior a dois anos, a alternativa sustentável demonstrou ser bastante vantajosa e promissora. “Descobrimos que o betão reforçado com granulado de borracha (com até 20% de substituição de areia, por volume) é superior ao betão convencional em alguns aspetos, com maior resistência ao impacto, tenacidade e ductilidade (capacidade de resistência à deformação), maior taxa de amortecimento, melhor isolamento térmico e acústico e mais leve”, explica Osama Youssf, autor do estudo. “Os empreiteiros também não notaram diferença entre o uso do betão de borracha triturada e o betão convencional, dizendo que a mistura de borracha triturada realmente exigia menos esforço físico. Além disso, as empresas de cimento não relataram preocupações relacionadas com a dosagem, entrega ou mistura do betão, e disseram que a lavagem do camião betoneira era muito mais fácil”.