PNUMA lança subsídios para apoiar a proteção dos ecossistemas marinhos
Os ecossistemas marinhos presentes nas zonas costeiras e no fundo dos oceanos são fundamentais para o equilíbrio e bem-estar do Planeta. Os recifes de coral, as pradarias marinhas e os manguezais capturam carbono da atmosfera, e permitem manter a qualidade da água e a sobrevivência das espécies.
Tendo em conta a sua importância, especialmente numa época em que se procura mitigar o impacto das alterações climáticas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Iniciativa Internacional de Recifes de Coral (ICRI) decidiram lançar um programa de subsídios para apoiar projetos que promovam a proteção e conservação destes ecossistemas.
O apoio financeiro do Small Grants Programme 2021 pode ir até aos 80 mil dólares, e dirige-se a projetos de organizações não governamentais, grupos comunitários e governos, de países em desenvolvimento, países menos desenvolvidos ou estados insulares em desenvolvimento.
Esta iniciativa baseou-se no ICRI/UN Environment Grants Programme, implementado em 2017 pelas entidades, que apoiou projetos na Malásia, no Quénia, na Nova Caledónia, no Recife Mesoamericano e no Oceano Índico Ocidental