Poeiras do Saara chegam hoje aos Açores

As partículas vão passar por todas as ilhas do Arquipélago, mas chegam em primeiro lugar às do Grupo Oriental.

Green Savers

O Arquipélago dos Açores vai ser atingido hoje, e até ao dia 2 de fevereiro, por poeiras provenientes do deserto do Saara. O alerta foi dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com base nas informações transmitidas pelo Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus (CAMS).

As partículas vão passar de forma progressiva por todas as ilhas, mas chegam em primeiro lugar às de Santa Maria e São Miguel (Grupo Oriental). O céu estará com um tom “mais pálido” e esbranquiçado, e em caso de chuva, será possível ver alguma poeira.

Segundo o IPMA, o fenómeno “deve-se à presença de movimentos verticais ascendentes sobre a região do deserto do Saara que transportam estas partículas para níveis mais elevados da troposfera, bem como a uma circulação favorável à superfície, devido a uma corrente de leste associada à circulação de um anticiclone centrado a norte/nordeste do Arquipélago”.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.