Polícia Marítima apreende mais de 35 toneladas de pescado em Sesimbra
A Polícia Marítima apreendeu mais de 35 toneladas de pescado, como espadarte, barbatanas de tubarão e anequim, durante uma ação de fiscalização no porto de pesca de Sesimbra, no distrito de Setúbal.
Em comunicado, esta força policial explicou que os elementos da Polícia Marítima de Setúbal detetaram uma embarcação de pesca costeira que continha, no seu interior, diverso pescado congelado, o que resultou na apreensão de cerca de 35 toneladas de espadarte, “uma vez que a embarcação não possui licença para captura desta espécie”.
Foi também apreendida mais de uma tonelada de barbatanas de tubarão, cuja “comercialização é proibida”, bem como cerca de meia tonelada de Anequim, estando “a captura desta espécie proibida”, explicou.
A ação da Polícia Marítima, que durou mais de 40 horas e envolveu diariamente mais de 20 pessoas, resultou numa operação logística que permitiu efetuar a descarga do pescado congelado, garantindo a cadeia de frio.
“Esta foi realizada com recurso a camiões frigoríficos, tendo o respetivo pescado sido posteriormente inspecionado pelos Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo”, destacou esta força policial no comunicado.
Como medida cautelar, foram apreendidas as mais de 35 toneladas de pescado e o espadarte foi vendido, ficando o valor a reverter para o processo e o anequim foi doado a uma instituição de solidariedade social, “após avaliação da autoridade sanitária”.
Esta operação do capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Setúbal teve a colaboração da Doca Pesca de Sesimbra e da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, bem como de diversas entidades civis locais e empresas especializadas em manuseamento de operações de frio.
O comando-local da Polícia Marítima de Setúbal contou com o apoio de meios e pessoal da Direção de Combate à Poluição do Mar, do Departamento Marítimo do Centro e da Marinha Portuguesa, destacou ainda a força policial no comunicado.